Fotografia

5 Abril, 2018
fotografia publicitária

©️ _ fotografia publicitária 📷 🎞️ 📸

#1 > um pouco de HISTÓRIA – Os primeiros registos da fotografia utilizada para fins comerciais datam de 1808, mas só na primeira metade do séc. XX a fotografia publicitária começou a substituir a ilustração de forma gradual, isso porque não haviam fotógrafos especializados em publicidade, a linguagem ainda precisava ser definida. De início, a fotografia publicitária era feita apenas como registo, com ausência de conceitos que caracterizam a fotografia actual.

#2 > objectivo – A fotografia publicitária deve ser planeada e basear-se num conceito de comunicação, sendo fundamental a comunicação entre o designer/director de arte e o fotógrafo. Pretende-se que seja despertado o desejo de consumo do produto ou do serviço por parte potencial cliente, por isso este tipo e fotografia deve ser cheia de intencionalidade, com grande controlo de luz, usando técnicas que melhorem o aspecto de qualquer objecto ou espaço fotografado.

#3 > uma boa fotografia publicitária deve seguir os seguintes requisitos:

  • deve-se enquadrar no layout definido pelo designer ou director de arte;
  • requer um tratamento de imagem minucioso, procurando a perfeição;
  • deve ser impactante, valorizando e destacando a beleza e qualidades do produto ou espaço;
  • ter atenção à luz ambiente ou artificial, à criação do ambiente e aos enquadramentos;
  • a experiência e talento do fotógrafo é fundamental para a realização deste tipo de fotografia.

#4 > desenvolvimento – A fotografia publicitária é responsável por atribuir importância ao tema trabalhado, ou seja, é preciso que o fotógrafo conheça muito bem o assunto, para registar as principais características do produto. Ter conhecimento técnico, saber quais as ferramentas e equipamentos que estão à sua disposição são factores que agregam valor ao trabalho.

O trabalho do fotógrafo consiste em entender o objectivo do conceito de comunicação e transmitir através da imagem o que se pretende vender ao cliente. O resultado final conduz ao entendimento da mensagem por parte do observador, que irá realizar a percepção, a identificação e a interpretação daquilo que a foto quer dizer.

#5 > para um bom resultado final a imagem deve complementar a mensagem escrita desenvolvida pelo designer ou director de arte, indo ao encontro dos objectivos do cliente e piscando o olho ao seu potencial cliente. Uma boa fotografia publicitária é responsável por 50 a 70% dos impulsos de compra por parte dos clientes.

#6 > quando o fotógrafo e o designer fazem parte da mesma equipa, o sucesso está garantido – então chegou o momento de contactar a semente digital!